A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, realiza a Feira da Pessoa Idosa, entre os dias 21 e 23 de Setembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A ação de saúde visa prestar atendimentos até 15 mil pessoas, sendo exclusivo para idosos maiores de 60 anos. A iniciativa vai acontecer com 100% dos atendimentos agendados.
Segundo a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a iniciativa busca facilitar o acesso das pessoas idosas aos serviços de saúde que possuem demanda represada, tais como consultas e exames oftalmológicos, cirurgias eletivas, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, preventivo, raio-X, bem como procedimentos odontológicos, avaliação nutricional, dentre outros”.
O agendamento deverá ser feito exclusivamente online, através do site feiradapessoaidosa.saude.ba.gov.br e cada cidadão poderá fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento.
“Essa inovação é fruto de uma demanda que partiu da própria população durante as pesquisas que fizemos nas Feiras de Saúde anteriores. Com 100% dos serviços agendados, será possível acolher melhor os idosos e evitar longas filas”, afirma o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.
Não haverá atendimento por demanda espontânea, ou seja, apenas as pessoas agendadas terão atendimento garantido. Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.
No local, estará estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde será ofertada emissão de RG, antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), além de atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também participará da ação com diversos serviços. Destaque para o atendimento da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), rodas de conversa sobre envelhecimento e uso racional de medicamentos, bem como orientações sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência, a exemplo do Passe Livre Intermunicipal. Para alegrar a alma e aquecer os corações, a Orquestra Sinfônica Neojibá fará uma apresentação na abertura do evento, a partir das 9 horas.
Fonte: Bahia Notícias