A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Dupla Face, com o objetivo de combater crimes de falsificação de documentos públicos e estelionatos cometidos contra o INSS e a Caixa Econômica Federal. Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
De acordo com a PF, o valor do prejuízo totaliza mais de R$ 60 mil, em empréstimos fraudulentos, além de potenciais outras fraudes que devem estar associadas ao grupo. Os supostos crimes teriam acontecido em 2022, quando um dos investigados se fez passar por cidadão aposentado do INSS e conseguiu, através de documentos falsos, obter empréstimo consignado em uma agência da Caixa e, em seguida, desviar os valores para uma terceira conta corrente aberta em outra instituição financeira, também em nome da vítima.

Além dos mandados judiciais, foi determinado também o bloqueio judicial no importe de R$31.862,75 (trinta e um mil oitocentos e dois reais e setenta e cinco centavos) das contas e bens dos investigados.
Os crimes apurados na operação são de associação criminosa, falsificação de documento público e estelionato qualificado, cujas penas máximas podem somar mais de 15 anos de prisão.