Ontem (15), em conversa com a imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que nos próximos dias será dado o pontapé inicial na fase de testes das câmeras corporais para policiais militares na Bahia. A nova promessa foi feita durante a entrega de equipamentos, incluindo viaturas, helicópteros e drones, para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
“Nós estamos nas últimas tratativas. Conversei hoje pela manhã com o secretário Marcelo [Werner, da Segurança Pública da Bahia] e com o comandante-geral da Polícia Militar [Paulo Coutinho]. Estou me precavendo muito, evitando dar datas, mas espero que, nos próximos dias, a gente possa já dar um anúncio”, disse o governador baiano.
“Nem que seja uma quantidade, em fase de testes, para que a gente possa ver em que companhia nós vamos utilizar. Tem algumas [companhias] que os direitos humanos exigem de forma mais intensa, que são as que cuidam da educação, as que cuidam do meio ambiente. Essas são áreas que a gente precisa de imediato já poder fazer o teste”, acrescentou.
Promessa de campanha do governador, as bodycams deveriam ter sido implementadas desde o início deste ano, conforme uma das últimas previsões do chefe do Palácio de Ondina. Quando questionado sobre o assunto, o governador tem repetido que questões burocráticas têm sido um obstáculo para a compra.
Ainda no campo da segurança, na mesma agenda, o governador Jerônimo Rodrigues declarou a sua intenção de promover um mutirão com as forças policiais para impedir a entrada de facções criminosas na Bahia.
“Se as fronteiras dos estados ainda precisam de algum ajuste, nós, com a Polícia Militar, com a Polícia Federal e com a Polícia Rodoviária, faremos um mutirão para cortar essa conexão dos comandos que ficam no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em qualquer lugar mandando as orientações”, contou.
Ao ser perguntado pelos jornalistas presentes sobre a disputa entre facções que ocorre em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, desde o último dia 11, Jerônimo argumentou que o problema dos grupos criminosos não se limita à Bahia e expressou confiança de que a situação será resolvida.
“Não é só para a Bahia [que chefes de organizações criminosas orientam]. É para todos os estados. Em todos os estados chegam o comando deles. Eu vi ontem na televisão a riqueza que eles têm investido em meios de transporte, por exemplo. Eu tenho fé em Deus que isso tem dias contados”, completou Jerônimo.
Investimento – Para fortalecer a segurança, o Estado disponibilizou 84 viaturas, um helicóptero e 25 drones. Um total de aproximadamente R$ 29 milhões foi destinado a ações de resgate, combate a incêndios florestais e monitoramento ambiental. Esses equipamentos serão distribuídos para as bases Oeste, Chapada Diamantina, Norte e Sudoeste, com sedes em Barreiras, Lençóis, Juazeiro e Vitória da Conquista, respectivamente.
Fonte: Tribuna da Bahia