As unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) acumulam 91.748 documentos esquecidos pela população. O SAC do Shopping Barra é a unidade que mais tem documentos que os cidadãos não foram buscar entre as existentes na capital e na Região Metropolitana.
Conforme o balanço realizado pelo órgão, no total, são 43.004 carteiras de identidades (RG); 45.986 carteiras de habilitação (CNH) e 2.758 passaportes.
Os documentos esquecidos entre as 81 unidades da Rede SAC, caso não sejam retirados, podem ser destruídos. O RG, após seis meses represado na unidade, é incinerado. A CNH é represada de acordo com seu prazo de validade.
Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC no Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (7.963), seguido pelo SAC Salvador Shopping (7.562) e o SAC Barra (5.090) No interior do Estado quem lidera o ranking de documentos represados é o SAC Conquista II, no Boulevard Shopping (4.097); seguido pelo SAC Feira II (2.605) e o SAC Ilhéus (2.486).
A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, destaca que esse montante acarreta em problemas de armazenamento nos postos. “É preciso criar espaços nas unidades para guardar esses documentos, além de alocar funcionários para fazer a guarda e organizar. Então, é fundamental que o cidadão vá ao posto buscar o seu documento”, salientou.
O procedimento de retirada do documento é simples: basta ir à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal de serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Fonte: Tribuna da Bahia