As negociações entre o governo da Bahia para adquirir os vagões do VLT do Mato Grosso foram prorrogadas novamente na última quinta-feira (26) por mais 30 dias. Com o auxílio na negociação do grupo de trabalho do TCU (Tribunal de Contas da União) é a segunda prorrogação das conversas que se aproximam dos três meses.
O interesse do governo do Mato Grosso é reaver o dinheiro investido e negociar os 280 vagões do sistema de VLT, que nunca foram usados, já que as obras para implantação do equipamento não foram concluídas no estado. A ideia era que o veículo ligaria os municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
Já o governo baiano quer um equipamento de qualidade e custo baixo visando acelerar a obra do sistema no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O TCU tem intermediado as conversas para encontrar uma solução e para isso abriu um grupo de trabalho em 23 de agosto de 2023, com prazo de 30 dias, para resolver um impasse.
Com o passar das negociações, outros interessados nos trens apareceram, como Rio de Janeiro e Pernambuco. Apesar da Bahia estar na frente da disputa, ainda não há acordo e com a nova prorrogação o acordo deve se estender até dia 26 de novembro, superando a marca de 90 dias de negociação.
Fonte: Varela Net