Uma rotina pesada entre levantar cedo e ir trabalhar sem saber se irá receber, faz parte da vida de muitos trabalhadores ambulantes, dentre eles feirantes. Após passar muitos anos na tentativa de tirar o sustento nas festas populares da cidade e passar por um longo processo de espera, agora essas pessoas podem contar com uma maior comodidade.
Diante das insatisfações de muitos vendedores ambulantes, melhorias foram feitas para que cada um possa trabalhar com dignidade e respeito. Dentre os avanços está a implantação do novo sistema de credenciamento dos vendedores nas festas populares. Quem antes se deslocava até a sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para poder receber a guia para trabalhar, agora o credenciamento é feito de forma virtual, sem precisar pegar filas ou esperar durante muitos dias para conseguir o documento.
Outro público de trabalhadores que também foram contemplados pelo progresso na cidade foram os feirantes. Com uma rotina bem parecida com a dos vendedores ambulantes, esse coletivo conta agora com a revitalização de feiras em diversas partes da cidade.
Foi entregue no mês passado a Feira do Curtume, na Calçada. O espaço, que teve um investimento de R$6,2 milhões, tem capacidade para abrigar 112 barracas, dessas, 30 já estão instaladas. Há também oito boxes para bares e restaurantes, além de espaços como área de carga e descarga, sanitários, escritórios dentre outros.
Dentre as feiras já entregues estão a do Lobato, da Boca do Rio, o camelódromo Riachuelo (Comércio) e da nova Rótula da Feirinha (Cajazeiras X). Cobertura isotérmica, pintura, iluminação em LED, novos boxes e barracas são algumas das melhorias feitas nesses locais que são de extrema importância para a comunidade e economia local. A Semop também está acompanhando as obras dos camelódromos de Sussuarana, Mussurunga e São Cristóvão, que estão em andamento.
Requalificação Mercado Modelo
Além desses, foi entregue também a primeira etapa da requalificação do Mercado Modelo, importante símbolo cultural da cidade. Além do revestimento interno das paredes, houve troca de telhado, nova iluminação e implantação de sistemas elétrico, hidráulico e contra incêndio. As escadas e a passarela foram reformadas para dar mais acessibilidade
Qualificação profissional
Além da requalificação nas feiras e mercados, há também a qualificação profissional. A Semop oferece aos trabalhadores ambulantes cursos de empreendedorismo, marketing e hospitalidade. Além disso, nesses cursos os trabalhadores também recebem equipamentos de trabalho como fardamento padronizado, carrinho de lanche, crachá dentre outros itens. Com isso, os vendedores podem oferecer um atendimento de qualidade aos clientes e trabalhar com segurança.
Fonte: TRBN