A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) prometeu abrir investigações sobre as condições extremas que causou mal-estar nos pilotos durante o Grande Prêmio do Catar, 17ª etapa do Mundial de Fórmula 1. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (9), a entidade assumiu a culpa pela situação e que vai tentar evitar que o caso seja repetido no futuro.
“A FIA nota com preocupação que as extremas temperatura e umidade durante o GP do Catar de F1 2023 tenham impactado o bem-estar dos pilotos. Enquanto atletas de elite, não deveríamos esperar que eles competissem sob condições que podem prejudicar sua saúde ou segurança. A operação segura dos carros é, a todo tempo, responsabilidade dos competidores (times). Entretanto, em outros aspectos relacionados a segurança como estrutura do circuito e requisitos de segurança dos carros, a FIA vai tomar todas as medidas razoáveis para estabelecer e comunicar parâmetros aceitáveis nos quais as competições são disputadas”, diz um trecho da nota.
Após a corrida, vencida pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, diversos pilotos relataram problemas físicos e de desgaste durante a prova devido ao forte calor no Catar. O americano Logan Sargeant, da Williams, abandonou a disputa ao não se sentir bem, enquanto o francês Esteban Ocon, da Alpine, revelou ter vomitado dentro do capacete durante duas voltas. O canadense Lance Stroll, da Aston Martin, e o britânico Lando Norris, da Mclaren, relataram perda de consciência momentânea ao longo do percurso. Além deles, outros pilotos foram para o centro médico do autódromo para atendimento médico após a bandeira quadriculada. Segundo colocado, o australiano Oscar Piastri, também Mclaren, deitou no chão de exaustão antes da cerimônia de premiação no pódio.
A FIA informou que o GP do Catar será discutido na próxima reunião do conselho médico da entidade em Paris, na França. Dentre os tópicos do encontro, vai ser debatido pesquisas sobre um fluxo de ar mais eficiente dentro do cockpit, além de recomendações para mudanças no calendário. O GP do Catar da temporada de 2024 está previsto para o dia 29 de novembro, época em que as temperaturas estão mais amenas.
A próxima etapa do Mundial de F1 de 2023 está programada para acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro, com o GP dos Estados Unidos, em Austin, no Texas. Verstappen já garantiu seu terceiro título mundial de forma antecipada. O holandês soma 433 pontos contra 224 do mexicano Sergio Pérez, seu companheiro na Red Bull, que é o segundo colocado. Heptacampeão mundial, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, é o terceiro com 194.
Fonte: Bahia Notícias