A segunda janela de transferências da temporada de 2023 no Brasil se encerrou nesta quarta-feira (2). O período, que durou praticamente um mês, rendeu ao Vitória cinco contratações e algumas saídas. A partir de agora, o Leão só pode inscrever jogadores sem contrato, desde que o faça até 15 de setembro.
A primeira contratação chegou à Toca do Leão bem antes da abertura da janela. No dia 8 de junho, o volante Dudu já fazia exames médicos e treinava com o grupo que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.
O jovem de 24 anos veio por empréstimo do Volta Redonda com contrato de um ano. Já atuou em seis partidas pelo Vitória e tem sido titular sob o comando de Léo Condé.
Outro que chegou cedo ao Rubro-Negro baiano foi o atacante Mateus Gonçalves, de 28 anos. Vindo do América-MG, o atleta desembarcou em Salvador no dia 21 de junho e assinou contrato até 2024. Ele rapidamente caiu nas graças da torcida, com três assistências em seis partidas disputadas.
A terceira contratação do Vitória ocorreu já com a janela de transferências em andamento. O volante Jhonny Lucas, de 23 anos, veio por empréstimo do Goiás até o final de 2023, com opção de compra.
Até o momento, foi pouco aproveitado pelo técnico Léo Condé. Tem apenas três jogos, nenhum deles com mais que 45 minutos.
Dos que já estrearam, o atacante Iury Castilho foi a última contratação do Vitória. E tem coisa melhor que estrear fazendo gol? O atleta garantiu o empate do Leão com a Ponte Preta no último domingo (30) quando balançou as redes no final da partida.
Comprado e com contrato até o fim de 2024, Iury veio do Cuiabá, que disputava a Série A do Brasileirão. Ele voltou a marcar nesta quarta-feira (2) pelo Leão, mas estava impedido.
Já no apagar das luzes, o Vitória contratou o lateral-esquerdo Edson Lucas, do Retrô. Ele foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quarta-feira (2) e está à disposição para o próximo jogo do Leão. A equipe treinada por Léo Condé vai ao Estádio do Café enfrentar o Londrina na próxima segunda (7), às 20h, pela 22ª rodada da Série B.
QUEM SAIU
Na medida em que chegaram cinco jogadores, outros cinco saíram – ou estão de saída – do clube. Os dois primeiros foram o volante Diego Fumaça e o atacante Nicolás Dibble. Somados, eles fizeram apenas 14 partidas pelo Vitória.
Dibble chegou a marcar um gol e dar uma assistência, mas foi pouco aproveitado por Condé. O atacante, que pertence ao Plaza Colonia (URU), agora está emprestado ao CSD Municipal, da Guatemala. Já Fumaça, que tem seus direitos vinculados ao Athletic-MG, disputa a Série C do Brasileiro com o Amazonas FC.
Quem também vai para o clube de Manaus é o argentino Diego Torres. Fora dos planos de Léo Condé, o atleta chegou a fazer 23 jogos com a camisa do Leão na temporada. Marcou quatro gols e deu três assistências.
Já o volante Ruan Nascimento foi emprestado para o Figueirense. Com contrato até 2025 com o Vitória, o jovem de 22 anos Ruan não teve muitas oportunidades em 2023. Foram apenas cinco partidas disputadas e nenhum gol marcado.
A saída mais polêmica de todas é a do colombiano Santiago Tréllez. O atacante recebeu propostas de outros clubes, mas manifestou o desejo de permanecer no Rubro-Negro baiano. A diretoria, no entanto, considera o salário dele muito alto e ofereceu uma redução de 50% no valor.
Tréllez revelou que fez uma contraproposta, que não foi aceita. O provável desfecho é a rescisão contratual, segundo apurou o Bahia Notícias com fontes ligadas à cúpula rubro-negra.
O Vitória ainda tenta encontrar uma solução para o volante Pedro Bicalho. O atleta de 22 anos não será aproveitado na Série B, mas o vínculo de empréstimo ainda não foi desfeito porque o clube teria que pagar uma multa. Bicalho pertence ao Palmeiras e tem contrato com o Leão até o fim de 2023.