Pensando na contínua melhoria da acessibilidade, do transporte público e também nas próximas eleições municipais de Salvador a prefeitura está planejando instalar mais um modal de transporte na região do subúrbio da capital baiana. Trata-se de um teleférico panorâmico que deverá ser instalado entre a Suburbana e a estação de Campinas de Pirajá, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana.
De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável por elaborar o projeto do teleférico, Tânia Scofield, este projeto possui diversas implicações que precisam ser estudadas para definir a viabilidade da instalação do teleférico em Salvador.
“Estamos falando de transporte, de mobilidade, e precisa-se avaliar vários pontos. Desde a viabilidade economico-financeiro até questões de demanda e ambiental. A primeira coisa que fizemos foi um estudo de viabilidade economico-financeiro. Esse estudo foi, na verdade, um edital do BNDES que nós entramos, e eles contrataram um escritório colombiano, inclusive, o ITS Cable, que tem uma experiência longa de estudo de viabildiade para teleférico. […] esse estudo e deu viável”, declarou a gestora.
No quesito acessibilidade, a intenção é que os moradores dessas localidades tenham uma acesso mais facilitado até a região do metrô, além, evidentemente, de promover o turismo pela cidade, uma vez que a região poderia receber mais visitantes com o uso do novo transporte público municipal. De acordo com a gestora da FMLF, o modal terá quatro estações ao longo de todo o percurso.