O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), garantiu que o governo irá lançar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até o fim do mês. O conteúdo será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias e, aprovado, seguirá para divulgação. “Estamos finalizando, e no início da próxima semana apresentaremos ao presidente Lula e, ainda neste mês, lançaremos”, declarou durante o relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (6).
O terceiro PAC das gestões Lula partirá de uma lista com 499 obras e projetos tratados como prioritários pelos 27 governadores e serão financiados por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O programa de investimentos será dirigido por uma governança comum dividida entre os ministros Rui Costa, Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Fernando Haddad (Fazenda) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).
Apesar de ainda não tê-lo lançado oficialmente, o governo já se movimenta no âmbito do novo PAC. Na última segunda-feira (3), o presidente Lula participou do lançamento da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), a primeira obra anunciada para compor o Novo PAC. O trecho que ligará Ilhéus a Ipiaú receberá investimento de mais de R$ 1 bilhão.