A nova edição do Feirão Serasa Limpa Nome já começou e deve movimentar milhares de baianos em busca de renegociação de dívidas com grandes descontos. A iniciativa, que segue até o dia 30 de novembro, reúne mais de 1,6 mil empresas parceiras e oferece abatimentos de até 99%, com atendimento gratuito nas mais de sete mil agências dos Correios em todo o país.
O mutirão ocorre em um momento de recorde na inadimplência. Segundo a Serasa, o Brasil soma 79 milhões de pessoas com contas atrasadas e 313 milhões de débitos ativos, que totalizam R$ 496 bilhões. A Bahia aparece com 4,9 milhões de inadimplentes, o quarto maior índice do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em Salvador, são 1,2 milhão de consumidores com restrição no nome, o que coloca a capital na quinta posição entre as cidades mais endividadas do Brasil.
De acordo com a especialista em educação financeira da Serasa, Amanda Castro, o quadro de inadimplência é reflexo de um comportamento nacional, mas tende a ser mais expressivo nos estados mais populosos. “O conhecimento da inadimplência é um comportamento generalizado no país, mas como a Bahia está entre os quatro estados mais populosos do Brasil, acaba tendo esse efeito”, explicou em entrevista à Tribuna da Bahia.
As dívidas mais recorrentes, segundo ela, estão ligadas a bancos e cartões de crédito, seguidas das contas básicas de consumo. “O principal motivo do endividamento nos estados são as dívidas com bancos e cartões, seguidas das contas básicas como luz e água”. A especialista observa que a inadimplência se distribui de forma equilibrada entre homens e mulheres, mas se concentra na faixa etária entre 26 e 60 anos, considerada economicamente ativa. Ela recomenda atenção redobrada na hora de negociar e disciplina para manter o controle financeiro após o pagamento das pendências.
“A nossa recomendação é recorrentemente estar entrando nos nossos canais de forma gratuita para evitar perder as datas do parcelamento, assim como acompanhar de perto caso surjam novas dívidas. A pontuação de crédito no nosso aplicativo da Serasa é uma ótima maneira para acompanhar a sua evolução financeira”, disse.
Com descontos que podem chegar a 99%, as negociações podem ser feitas presencialmente ou pelos canais digitais da Serasa, por meio do site e do aplicativo. O consumidor pode escolher entre o parcelamento ou o pagamento via PIX, que garante a baixa imediata da dívida.
“A expectativa é superar os números do ano passado, considerando que houve um aumento no número de inadimplentes em relação a 2024. Com a capilaridade dos Correios, acreditamos que muitas pessoas, sobretudo do interior do estado, terão a oportunidade de negociar suas dívidas com descontos”, disse a especialista.
Para facilitar o acesso, todas as agências dos Correios no país estão preparadas para oferecer atendimento gratuito durante o período do feirão. “Hoje, muitos dos nossos consumidores não se sentem tão à vontade com o autosserviço dos nossos canais digitais, então a parceria com os Correios vem para apoiar esses consumidores que preferem conversar com alguém ao negociar as dívidas. Basta levar um documento com foto”, afirmou ela, que participa nesta segunda (3) e terça-feira (4) do atendimento na agência central dos Correios, no bairro do Comércio, orientando os consumidores sobre como aproveitar as condições especiais do mutirão.







