Com a promessa de ser uma das maiores inovações na mobilidade urbana da capital baiana, a prefeitura de Salvador anunciou a construção do Teleférico do Subúrbio. Com um investimento de R$ 678 milhões, a obra tem previsão de início entre o final de 2025 e o início de 2026 e será executada pela Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), com planejamento da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
O equipamento está previsto para ser construído acima do Parque São Bartolomeu. A expectativa é que o teleférico beneficie mais de 700 mil pessoas e transporte até 23 mil passageiros por dia. Com 110 cabines e capacidade para transportar 4 mil pessoas por hora nos dois sentidos, o teleférico terá quatro estações: Praia Grande, Mané Dendê, Pirajá e Campinas de Pirajá, interligando comunidades do Subúrbio Ferroviário com a BR-324 e com as estações de ônibus e de metrô.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Carlos, o teleférico não só beneficiará a mobilidade urbana, mas também deverá se tornar um atrativo turístico, proporcionando deslocamentos rápidos e seguros. “Os modais elevados, como metrôs e teleféricos, apresentam menor incidência de violência, pois contam com monitoramento contínuo desde a entrada do passageiro até a saída. Esse nível de segurança é um diferencial importante, trazendo mais tranquilidade à população”.
Em entrevista à Tribuna da Bahia, a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), a arquiteta e urbanista Tânia Scofield, afirmou que não haverá impactos ambientais e explicou que o teleférico foi pensado dentro do Plano de Mobilidade de Salvador desde 2017, prevendo a conexão com diferentes modais de transporte público, como metrô, VLT e BRT.
A expectativa é que o teleférico beneficie mais de 700 mil pessoas e transporte até 23 mil passageiros por dia. Com 110 cabines e capacidade para transportar 4 mil pessoas por hora nos dois sentidos, o teleférico terá quatro estações: Praia Grande, Mané Dendê, Pirajá e Campinas de Pirajá, interligando comunidades do Subúrbio Ferroviário com a BR-324 e com as estações de ônibus e de metrô.