Na última quarta-feira (19), pela Copa do Nordeste, o Vitória venceu o Fortaleza fora de casa demonstrando sua força e impondo que sua sequência invicta não será quebrada facilmente. Por 2 a 1, o Rubro-Negro segue na liderança do Grupo A e está se consolidando como um candidato ao título da CNE.
JOGO:
Thiago Carpini montou como estratégia inicial o famoso 3-5-2, povoando o meio com dois volantes de marcação para atrapalhar a partida do time cearense e explorar os contra-ataques. Essa estratégia deu certo de início, tanto que a primeira finalização do Fortaleza ao gol de Lucas Esteves só saiu aos 18 minutos do primeiro tempo. Porém, se a marcação do meio de campo estava funcionando bem, um problema ficou escancarado, as bolas longas nas costas da zaga.
Em uma dessas jogadas aéreas, aos 39 minutos do primeiro tempo, Lucero recebeu um passe livre da marcação entre os zagueiros e volantes, dominou e soltou uma bomba para marcar um golaço. É válido ressaltar, contudo, que o Fortaleza trocou passes rapidamente para pegar o time baiano desprevenido no lance.
No ataque, a primeira etapa do Vitória foi assertiva na marcação alta e, principalmente, em transições em velocidade, mas faltou colocar o goleiro adversário para trabalhar, já que o leão baiano não finalizou ao gol.
SEGUNDO TEMPO E MUDANÇA DE ESTRATÉGIA:
No segundo tempo, Carpini optou por usar o clássico 4-3-3, colocando um atacante a mais do que no primeiro tempo, algo que foi fundamental para os dois gols. Aos sete minutos, Baralhas aproveitou erro de passe de José Welison (marcação alta funcionou novamente) e tocou para Gustavo Mosquito no lado direito. O atacante limpou a marcação e finalizou bem para deixar tudo igual com um belo gol.
O gol da virada saiu dos pés de Hugo, uma das substituições assertivas de Thiago, pela esquerda após tabela com Matheuzinho. Gustavo Mosquito pegou o rebote da jogada e ajeitou para Baralhas marcar em belo chute de fora da área.
O último ato da segunda etapa teve um Vitória fechado na defesa e pronto para o contra-ataque, algo que o time de Carpini tem amadurecido a cada jogo deste período de invencibilidade. O Fortaleza até acertou a trave na bola parada, mas o Rubro-Negro também levou perigo em falta cobrada por Wellington Rato.
Agora, o Vitória se prepara para a última partida da primeira fase do Campeonato Baiano. O Rubro-Negro já está classificado e agora só cumpre tabela. O jogo será contra o Atlético de Alagoinhas, às 18h30 (de Brasília), no Carneirão.
Fonte: Varela Net