No mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o GSH Banco de Sangue de Salvador promove a campanha “Viva a Vida – Transformando Solidariedade em Esperança”, que tem como objetivo homenagear os doadores regulares e incentivar novas pessoas a aderirem a esse ato de amor e cidadania.
A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados, o que reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,4% a 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, o que representa de 14 a 18 pessoas a cada mil habitantes. Esses números estão dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica de 1% a 3% da população como ideal. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar esses índices para garantir o equilíbrio dos estoques sanguíneos em todo o país.
Até 30 de novembro (ou enquanto durarem os estoques), os doadores que comparecerem ao GSH Banco de Salvador serão recebidos com uma ambientação especial e receberão um mimo temático, alusivo à campanha.
A ação também busca reforçar a importância da doação contínua, já que a necessidade por sangue e plaquetas é constante nos hospitais. Para doar, basta comparecer à unidade na Av. São Rafael, 2152, São Marcos (estacionamento gratuito no Hospital São Rafael) – funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.






