“Já nas primeiras horas da madrugada desta segunda-feira, acompanhamos mais de 40 milímetros em uma série de bairros da nossa cidade. Boca da Mata, região de Cajazeiras. As nossas equipes do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador, o Cemadec, meteorologistas, oceanógrafos, estatísticos, engenheiros estão monitorando todo o movimento desse sistema que está atuando aqui na nossa capital”, explica, informando ainda que foram vistoriadas áreas em Pernambués e Saramandaia, com o registro de muita chuva no turno da tarde, em diversos pontos da cidade.
O dirigente do órgão municipal informa ainda que a frente fria vem da região sul e sudeste do Brasil, trazendo registros expressivos de chuva durante toda essa semana, sobretudo a partir desta terça-feira (21) até a próxima quinta-feira (23). “As nossas equipes de campo estão realizando as vistorias e os nossos plantonistas estão à disposição de toda a população para realizar as vistorias e garantir a segurança às nossas vidas e de nossos familiares. Em caso de risco, não vacile. Se afaste imediatamente e disque 199 para que um engenheiro, um geólogo ou um arquiteto da Codesal possa ir a campo fazer a vistoria e garantir a sua segurança”, orienta Macêdo.
Mau tempo em vários municípios
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de acumulado de chuvas, classificado como alerta laranja, que indica “perigo” e contempla 23 cidades baianas, dentre elas, Salvador. Conforme o instituto, até às 10h da próxima quarta-feira (23), estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. O aviso vale para a Região Metropolitana de Salvador e Sul baiano, incluindo os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Nilo Peçanha, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Valença e Vera Cruz.
O Inmet orienta que a população destas localidades evite enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Outro aviso laranja do Inmet, válido até às 10h desta terça-feira (21), prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), o que representa risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Ao todo, 334 cidades estão contempladas neste alerta, sendo elas, nas seguintes regiões: Centro Sul Baiano, Centro Norte Baiano, Nordeste Baiano, Sul Baiano, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste Baiano e o Vale São-Franciscano da Bahia.
Fortes ventos e risco na faixa litorânea
Em nota, a Marinha do Brasil informou que a passagem de uma frente fria pelo oceano poderá provocar ressaca na faixa litorânea do estado da Bahia, entre as cidades de Ilhéus e Conde, com ondas de direção Sudeste a Leste e altura de 2,5 metros, entre a tarde do dia 20 e a manhã do dia 23 de outubro. Além disso, o mau tempo deve afetar a faixa litorânea dos estados do Espírito Santo e Bahia, entre as cidades de Linhares (ES) e Salvador (BA), com ventos de direção Sudoeste a Sudeste e intensidade de até 75 km/h (40 nós), entre as manhãs dos dias 20 e 22 de outubro.
“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, destaca. As informações estão disponíveis no site da Marinha do Brasil, além de condições meteorológicas poderem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho, no Facebook ou por meio dos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, desenvolvidos em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente.